A felicidade e as empresas

No livro “Delivering Happiness” (2010), Tony Hsieh relata sua trajetória como empreendedor, desde a primeira ideia quando ainda garoto – uma fazenda de minhocas – até a bem sucedida venda da Zappos para a Amazon em 2009. O livro é muito inspirador e foi nosso ponto de partida para a definição dos nossos valores.

No livro, o autor fala sobre os acertos e erros ao longo do caminho e conclui com uma análise sobre a felicidade – que dá nome ao livro.

Tony fez a seguinte pergunta a diversas pessoas: “Qual é o seu objetivo na vida?

Alguns responderam: “ter um negócio próprio”, outros “conseguir um grande emprego” ou “arranjar um(a) namorado(a)” e ainda “ter saúde”.

Perguntado agora “Por quê?”, as mesmas pessoas responderam: “ser dono do meu nariz”, “ganhar bastante dinheiro”, “encontrar minha alma gêmea”, “ser forte”,….

Perguntando novamente “Por quê?”, sucessivamente, as pessoas em algum momento darão a resposta final e definitiva:

Para ser feliz!

Em resumo, o que todos querem é encontrar a felicidade. Para termos sucesso em nossas vidas pessoais e profissionais, a felicidade deve ser um objetivo perseguido e possível.

Segundo Hsieh, a felicidade pode ser classificada em três níveis:

Prazer – é a felicidade de conseguir um emprego, pagar as contas, comprar algo que se deseja. Esse é o nível mais efêmero da felicidade. A satisfação tem pequena duração. Em breve, aquelas conquistas, aquela remuneração, deixam de motivar.

Paixão – é a felicidade de fazermos o que gostamos de fazer. É a satisfação de realizar, de conquistar. O tempo voa quando trabalhamos com paixão. Esse nível de felicidade é bem mais duradouro que o nível anterior.

Propósito elevado – ter um alto propósito significa contribuir para algo que é importante para nós. É a felicidade de contribuir para um mundo melhor sem a necessidade de receber algoem troca. A satisfação advinda de participar de algo assim é a mais duradoura de todas.

Por fim, Hsieh conclui que, se perseguirmos propósitos elevados, a paixão e o prazer serão consequências. 

Existe uma relação direta entre esses conceitos e a forma como podemos conduzir uma empresa. Acreditamos que a vida só é boa se for boa para todos. O sucesso das empresas está ligado à felicidade dos colaboradores, fornecedores e clientes. O lucro deve ser uma consequência de sua atuação e não o foco principal da empresa.

Eduardo Grachten

About The Author

alfacompbrasil

No mercado desde 1992, a Alfacomp fabrica produtos e equipamentos de telemetria que viabilizam sistemas SCADA de Telesupervisão e Telecomando. Nossos rádios modem e unidades remotas de telemetria auxiliam empresas de saneamento e energia na melhoria da rastreabilidade, controle de qualidade, eficiência energética e controle de perdas. Aliados a clps de mercado e operando em protocolos abertos, nossos produtos compõem soluções de alto desempenho e baixo custo. Since 1992, Alfacomp designs and manufactures telemetry devices and solutions for SCADA systems. Our data radios and RTUs help water, oil and energy companies to improve their programs of quality control, traceability, energy efficiency and loss control. Connected to plcs and communicating through open protocols, our solutions compose high performance low cost systems.