OPC-UA: uma nova abordagem para Sistemas de Gerenciamento de Informação (PIMS)

Palestrante: Eng. Maurício Simões Posser

Data: 30 de agosto (QUINTA-FEIRA) – 19 horas

Local: Auditório do SENAI (Av. Assis Brasil, 8450 – Sarandi – Porto Alegre – RS)

Um sistema de gerenciamento de informações de processo, também conhecido por PIMS (Plant Information Management System), fundamenta-se em três grandes pilares: um relacionado à coleta e armazenamento de dados de processo, um segundo relacionado à disponibilização destes dados e um terceiro sobre a sua análise, convertendo-os em informações e decisões em todos os níveis corporativos.

Sobre a disponibilização dos dados deve-se levar em consideração questões como: alto desempenho, robustez, confiabilidade, segurança, interoperabilidade, etc. Neste sentido, o padrão OPC-UA integra os padrões OPC anteriores em uma arquitetura única, e define uma maneira uniformizada para que sistemas de fabricantes distintos possam comunicar-se entre si. No que diz respeito às análises, além da integração com planilhas eletrônicas, a disponibilização destes dados em um ambiente baseado em Python agrega um enorme potencial para o desenvolvimento de soluções de engenharia que, em última análise, têm impactos diretos sobre a melhoria contínua dos processos produtivos.

About The Author

alfacompbrasil

No mercado desde 1992, a Alfacomp fabrica produtos e equipamentos de telemetria que viabilizam sistemas SCADA de Telesupervisão e Telecomando. Nossos rádios modem e unidades remotas de telemetria auxiliam empresas de saneamento e energia na melhoria da rastreabilidade, controle de qualidade, eficiência energética e controle de perdas. Aliados a clps de mercado e operando em protocolos abertos, nossos produtos compõem soluções de alto desempenho e baixo custo. Since 1992, Alfacomp designs and manufactures telemetry devices and solutions for SCADA systems. Our data radios and RTUs help water, oil and energy companies to improve their programs of quality control, traceability, energy efficiency and loss control. Connected to plcs and communicating through open protocols, our solutions compose high performance low cost systems.