Os doze hábitos de Benjamin Franklin que conduzem ao sucesso

Benjamin_Franklin_by_Joseph_Siffred_Duplessis1Há quase trezentos anos, Benjamim Franklin elaborou um programa para cultivar hábitos que levam ao alto desempenho, difícil de ser superado em nossos dias. Quando ainda era um jovem adulto, procurando formas de aperfeiçoar seu caráter, Franklin criou uma lista com doze virtudes, acompanhadas de uma breve descrição. Tratava-se das qualidades de caráter que ele considerava importantes e que ainda não possuía. Ele julgava que teria sucesso na vida se desenvolvesse aquelas virtudes.

Seguindo a lista, Franklin dedicou uma semana de trabalho para cada virtude. Pela manhã, ele pensava em como iria reforçar cada novo hábito naquele dia. Durante o dia ele revisava suas anotações para reforçar seu propósito. À noite ele avaliava quantas vezes havia falhado, caindo no velho hábito.

Se por um lado Franklin se surpreendeu com o quanto falhou na tentativa de adquirir os novos hábitos, por outro lado isso o motivou a manter seu plano, praticando a mudança de hábitos ao longo de doze semanas, e depois repetindo o ciclo até completar um ano. Em sua autobiografia ele registrou sua conclusão de que “ainda que a perfeição fosse algo inatingível, ele alcançara aperfeiçoamentos notáveis”.

Pensadores modernos reconheceram três elementos chave para o sucesso do programa que Franklin elaborou há quase trezentos anos para adquirir hábitos que conduzem ao alto desempenho pessoal.

  1. Ele estava comprometido com os novos hábitos;
  2. Ele trabalhou um hábito de cada vez;
  3. Ele utilizou lembretes fáceis de visualizar.

Aplicando o método de Benjamin Franklin

Aqui estão os 12 hábitos para alcançar o alto desempenho pessoal e o sucesso na vida. Utilize as 12 diretrizes como quiser, mas, faça o que fizer, trabalhe um hábito por semana seguindo o método de Benjamin Franklin:

Hábito 1: Seja incansavelmente autêntico. Seja honesto consigo mesmo sobre o que você quer, e porque você faz o que faz.

Hábito 2: Cultive relacionamentos de confiança. Concentre seus esforços em construir relacionamentos com pessoas em quem você possa confiar e com quem possa contar, e deixe claro para essas pessoas que elas podem confiar e contar com você.

Hábito 3: Cultive um estilo de vida que lhe proporcione o máximo de energia. Faça exercícios aeróbicos pelo menos três vezes por semana, almoce algo leve e durma o suficiente.

Hábito 4: Aprenda o seu biorritmo e organize-se de acordo. Adquira o hábito de prestar atenção às flutuações regulares de sua energia física e mental ao longo do dia, e, baseado no que aprender, faça ajustes em sua rotina diária.

Hábito 5: Estabeleça poucas prioridades e atenha-se a elas. Selecione no máximo duas que sejam suas maiores prioridades e planeje o tempo para trabalhar nas mesmas.

Hábito 6: Desista de coisas que sejam inconsistentes com suas prioridades. Aperfeiçoe a arte de dizer “não” e faça isso com frequência.

Hábito 7: Mantenha o foco. Agende tempo todos os dias para dedicar-se a apenas uma coisa.

Hábito 8: Procure sempre maneiras de fazer tudo melhor e mais rápido. Preste atenção em atividades que você está acostumado a fazer e repetir, e pense em formas de aperfeiçoar-se nelas.

Hábito 9: Construa processos sólidos que durem e aconteçam de forma perfeita, sem demandar sua atenção.

Hábito 10: Perceba problemas à frente e antecipe suas soluções. Reserve tempo para pensar sobre o que pode acontecer ali adiante e encare todos os problemas tão cedo quanto possível.

Hábito 11: Divida seus objetivos em tarefas e pense em apenas uma tarefa por vez. Use bastante de seu tempo trabalhando na tarefa a sua frente, e evite devaneios sobre grandes objetivos.

Hábito 12: Conclua o que é importante e interrompa o que não vale mais a pena. Não pare algo que você considerou importante iniciar, a não ser que exista uma boa razão para desistir.

Benjamin Franklin, que viveu entre 1705 e 1790, foi um grande inventor e pensador. Um dos principais articuladores da independência dos Estados Unidos, deixou contribuições como o para-raios, o óculos bifocal e a revisão e publicação da declaração da independência e da primeira constituição americana.

Baseado no artigo “Twelve Time Management Habits to Master in 2013″ de Pat Brans – Forbes – 01/10/2013

Eduardo Grachten

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s