Funcionários do SAAE recebem treinamento de operação e manutenção das sondas de monitoramento no Córrego do Barnabé

A capacitação técnica aconteceu nos dias 04, 05, 07 e 08 de abril e envolveu equipes dos Departamentos de Tratamento e Manutenção, Centro de Controle de Operações (CCO) e Laboratório de Controle de Qualidade de Água, que tem a importante tarefa de monitorar o manancial que atravessa o perímetro urbano da cidade e está mais suscetível a despejos clandestinos.

CCO do SAAE de Indaiatuba

O Sistema de Monitoramento é composto por uma Estação Remota de Controle de Qualidade (ERCQ) que está equipada com uma Sonda Multiparâmetros que coleta dados referentes à qualidade da água tais como: Oxigênio Dissolvido, pH, Temperatura, Turbidez, ORP, Condutividade, Ficocianina e Profundidade. Estes dados são transmitidos em tempo real por telemetria ao CCO do SAAE onde são armazenados em banco de dados.

Sonda multiparâmetros

O Controle Qualitativo da Água do Córrego do Barnabé é monitorado no CCO do SAAE através de uma tela específica onde está instalado um sistema de alarmes visuais e sonoros que indicam quando os parâmetros monitorados encontram-se fora dos limites padrões de aceitação, permitindo assim que sejam tomadas decisões imediatas pelas equipes técnicas do SAAE.

A ERCQ está instalada na captação de água da Estação de Tratamento de Água V – Praça dos Lagos, na Morada do Sol e o CCO se localiza na Estação de Tratamento de Água I, no Complexo Vila Avaí.

O Laboratório Móvel de Controle da Qualidade da Água Bruta também conta com a utilização de uma sonda multiparâmetros do mesmo modelo para realizar, periodicamente, o monitoramento em pelo menos cinco pontos críticos ao longo do Córrego do Barnabé e, quando necessário, em outros pontos onde haja suspeita de alteração na qualidade da água.

A Alfacomp tem orgulho de participar como fornecedora de rádios modem para o sistema de telemetria de água e esgoto de Indaiatuba implantado pela empresa Controlle.

Fonte: http://www.saae.sp.gov.br/noticias/358/

Leia também


alfacompbrasil
alfacompbrasil

No mercado desde 1992, a Alfacomp fabrica produtos e equipamentos de telemetria que viabilizam sistemas SCADA de Telesupervisão e Telecomando. Nossos rádios modem e unidades remotas de telemetria auxiliam empresas de saneamento e energia na melhoria da rastreabilidade, controle de qualidade, eficiência energética e controle de perdas. Aliados a clps de mercado e operando em protocolos abertos, nossos produtos compõem soluções de alto desempenho e baixo custo. Since 1992, Alfacomp designs and manufactures telemetry devices and solutions for SCADA systems. Our data radios and RTUs help water, oil and energy companies to improve their programs of quality control, traceability, energy efficiency and loss control. Connected to plcs and communicating through open protocols, our solutions compose high performance low cost systems.

Leave a Reply