FENASAN 2015

Unidades remotas de telemetria são equipamentos eletrônicos destinados ao telecontrole e telesupervisão de máquinas, instalações industriais e estações de produção, armazenamento e distribuição água, gás e energia elétrica. Para garantir a continuidade da monitoração, as unidades remotas demandam o fornecimento contínuo de energia.  Uma alternativa para o fornecimento ininterrupto de energia são as fontes de alimentação com bateria.

Exemplo de fonte com bateria

Fonte de alimentação 2061

O módulo 2061 foi projetado para alimentar quadros dotados de CLPs de pequeno porte e rádios modem em configurações típicas de telemetria e telecomando. Um exemplo de aplicação seria nos quadros de automação de estações elevatórias de água e esgoto. Dotada de bateria interna de 12V/7Ah, fornece em suas saídas as tensões de 24V para o CLP e 12V para o rádio. Enquanto a alimentação está presente na entrada CA, o módulo mantém a carga na bateria. Quando acontece a interrupção da energia da rede, a bateria sustenta o fornecimento nas saídas de 24V e 12V.

Aplicação da fonte 2061

Unidade remota de telemetria com fonte ininterrupta

A figura abaixo apresenta uma unidade remota de telemetria dotado de fonte da alimentação com bateria, CLP, rádio e interfaces analógicas e digitais utilizado no controle e supervisão de reservatórios e elevatórias de água e esgoto.

Unidade remota de telemetria

Vantagens na utilização de fontes ininterruptas de energia

  • Economia: A fonte  substitui com economia de espaço e custo a utilização de um UPS (no-break) +  uma fonte 12 VCC + uma fonte 24 VCC.
  • Tamanho: O espaço ocupado pelo módulo é menor que o dos equipamentos mencionados acima.
  • Instalação: A fonte é presa a placa de montagem por meio de 4 parafusos. Para tanto, o produto é dotado de furos de engate fácil.
  • Indicador de estado: Saída digital em 24V informa se o painel está sendo alimentado pela rede ou pela bateria.

Características técnicas

  • Tensões de saída: 12V/1,5A e 24V/2,0A
  • Alimentação: 95 a 250 VCA
  • Ripple máximo: Menor que 2% das tensões nominais de saída
  • Consumo: 100W
  • Sinalização visual: LED indicador de fonte ativa
  • Temperatura de operação: 0° a 50°C
  • Indicação de funcionamento: Sinal digital em 24VCC indicando a presença de energia na entrada CA do módulo. Pode ser ligado à entrada digital de um CLP para alarmar falta de energia na rede da instalação e informar que a bateria está suprindo a alimentação.
  • Dimensões: Altura 187mm, largura 130mm e profundidade 120mm

alfacompbrasil
alfacompbrasil

No mercado desde 1992, a Alfacomp fabrica produtos e equipamentos de telemetria que viabilizam sistemas SCADA de Telesupervisão e Telecomando. Nossos rádios modem e unidades remotas de telemetria auxiliam empresas de saneamento e energia na melhoria da rastreabilidade, controle de qualidade, eficiência energética e controle de perdas. Aliados a clps de mercado e operando em protocolos abertos, nossos produtos compõem soluções de alto desempenho e baixo custo. Since 1992, Alfacomp designs and manufactures telemetry devices and solutions for SCADA systems. Our data radios and RTUs help water, oil and energy companies to improve their programs of quality control, traceability, energy efficiency and loss control. Connected to plcs and communicating through open protocols, our solutions compose high performance low cost systems.

    4 replies to "Fonte de alimentação com bateria para automação industrial"

    • Eduardo Campos

      Qual a autonomia em plena carga? grato, Eduardo.

      • alfacompbrasil

        Caro Eduardo,
        Supondo uma carga de 1A, a fonte com bateria nova e plenamente carregada, irá sustentar a tensão por cerca de 3 horas.

    • Carlos Eduardo

      Olá, procuro uma fonte para eu ligar um dvr no carro (12v). E que ela também seja bateria para sustentar durante algum tempo, as câmeras ligadas. Mas tem que ter entrada 12v. E precisa acumular carga. Vocês têm?

      • alfacompbrasil

        Prezado Carlos,
        Se seu DVR é alimentado por 12V podes ligar na bateria do veículo.
        Se a alimentação for 110/220 VCA, precisas de um inversor que recebe os 12V da bateria e fornece o CA.
        Não temos este produto.
        Sds,
        Eduardo Grachten

Deixar uma resposta