A TELEMETRIA DE ETAs E ETEs

O QUE É TELEMETRIA?

A palavra TELEMETRIA tem origem no Grego e significa MEDIÇÃO A DISTÂNCIA. No cotidiano do profissional de automação industrial a palavra telemetria tem significado mais amplo e engloba a medição e o controle de processos a distância. Um processo industrial pode ser definido como um conjunto de equipamentos organizados e ajustados de forma a produzir um resultado. Por exemplo, no caso de uma estação de tratamento de água, a fase de aplicação de cloro à água pode ser definida como um processo integrante da atividade de transformação da água bruta em água tratada. Os sistemas de automação e telemetria de elevatórias, reservatórios e estações de tratamento de água e esgoto são de fundamental importância para a melhoria dos processos de saneamento. Fornecem em tempo real as medições dos parâmetros hidráulicos, mecânicos e elétrico das estações componentes do sistema. A leitura e registro dos históricos de vazões, pressões, níveis, tensões, correntes, fatores de potência e status de bombas e válvulas mantém os processos rastreáveis e permitem agir imediatamente quando anomalias são detectadas. Os sistemas de automação e telemetria de água e esgoto constituem, certamente, a primeira melhoria a ser implantada na busca pela excelência da gestão, pois os dados por esses fornecidos irão auxiliar na implantação e utilização das demais ferramentas de controle e gestão.

COMO FUNCIONA?

Nas estações de tratamento de água e de esgoto, ETAs e ETEs respectivamente, já há muito tempo está consagrada a aplicação das técnicas de automação industrial no controle e monitoração dos processos de tratamento. A forma mais popular de construção dos sistemas de automação dos processos de automação se dá pelo emprego de Controladores Lógicos Programáveis – CLPs – e softwares de supervisão industrial. Enquanto os CLPs realizam a aquisição dos dados de campo, como níveis, vazões e pressões, por exemplo, e acionam atuadores, tais como válvulas e motores, o software supervisório apresenta na forma de telas gráficas as leituras e estados dos parâmetros de processo, permitindo ao operador enxergar o processo e atuar sobre o mesmo.

ONDE SE APLICA A TELEMETRIA?

A telemetria permite a comunicação à distância entre os CLPs e os equipamentos utilizados para a supervisão e controle.

COMO SE DÁ A COMUNICAÇÃO  ENTRE OS DIVERSOS COMPONENTES DO SISTEMA DE TELEMETRIA?

Em nível físico, a comunicação se dá por meio de cabos elétricos, cabos óticos e sistemas de rádio. Em nível lógico a comunicação se dá por meio de protocolos de comunicação como o MODBUS, o PROFIBUS e o TCP/IP, para mencionar alguns. Na prática se utilizam combinações dos diversos meios e protocolos de comunicação e cabe ao profissional de automação e telemetria avaliar e definir a melhor topologia e tecnologias a serem empregadas na elaboração de um sistema de telemetria. Um sistema de automação e telemetria pode ser tão simples quanto o esquema apresentado na figura a seguir.

Telemetria da automaçao

Um sistema de automação e telemetria pode também ser bastante complexo possuindo inúmeros processos, controladores programáveis e terminais de supervisão e controle.

COMO  SE DÁ A APLICAÇÃO  DA TELEMETRIA EM ETAs E ETEs?

Além da monitoração local, dentro do ambiente da estação de tratamento de água ou esgoto, por intermédio de um computador rodando um software supervisório, a telemetria permite a supervisão e controle remoto de diversas ETAs e ETEs de um município ou até de diversos municípios em CCOs – Centros de Controle e Operação. Uma estrutura deste tipo permite que os diversos processos de tratamentos de água e esgoto de uma empresa de saneamento sejam rastreados, garantido a qualidade dos serviços prestados à população. Normalmente são utilizados os recursos de comunicação via Intranet e Internet em estruturas desse porte. No exemplo abaixo são utilizados um servidor de dados e um visualizador SCADA em cada estação de tratamento. No CCO são utilizados concentradores de comunicação que recebem os dados de todas as estações e disponibilizam a visualização e registro histórico de todos os parâmetros de interesse.

TELEMETRIA DE ETAS E ETES

TELEMETRIA DE UMA ETA

A figura a seguir apresenta um exemplo de topologia para um sistema de automação e telemetria de uma estação de tratamento de água considerando as etapas básicas desde a captação de água bruta até o bombeamento para a distribuição da água tratada. Neste exemplo foi utilizado um CLP para cada etapa do tratamento apenas para efeito didático.

Telemetria da ETA

TELEMETRIA DE UMA ETE

No caso das estações de tratamento de esgoto são diversos os processos e tecnologias. A ETE do exemplo a seguir possui os seguintes equipamentos e etapas:

  • Elevatória de recalque do esgoto acionada por inversores que mantém o nível do poço de entrada;
  • Pré-tratamento com medição de vazão e aplicação de biodesodorizador;
  • Reator anaeróbico;
  • Sala de comando pneumático;
  • 8 etapas de desnitrificação;
  • Decantação;
  • Adensamento de lodo;
  • Sistema de aeração;
  • Bombas de descarte de lodo;
  • Medição de OD e SST.

IMG_08032016_092909

IMG_08032016_092920

IMG_08032016_092936

Histórico

No mercado desde 1992, a Alfacomp fabrica produtos e equipamentos de telemetria que viabilizam sistemas SCADA de Telesupervisão e Telecomando. Nossos rádios modem e unidades remotas de telemetria auxiliam empresas de saneamento e energia na melhoria da rastreabilidade, controle de qualidade, eficiência energética e controle de perdas. Aliados a CLPs de mercado e operando em protocolos abertos, nossos produtos compõem soluções de alto desempenho e baixo custo.

 

About The Author

alfacompbrasil

No mercado desde 1992, a Alfacomp fabrica produtos e equipamentos de telemetria que viabilizam sistemas SCADA de Telesupervisão e Telecomando. Nossos rádios modem e unidades remotas de telemetria auxiliam empresas de saneamento e energia na melhoria da rastreabilidade, controle de qualidade, eficiência energética e controle de perdas. Aliados a clps de mercado e operando em protocolos abertos, nossos produtos compõem soluções de alto desempenho e baixo custo. Since 1992, Alfacomp designs and manufactures telemetry devices and solutions for SCADA systems. Our data radios and RTUs help water, oil and energy companies to improve their programs of quality control, traceability, energy efficiency and loss control. Connected to plcs and communicating through open protocols, our solutions compose high performance low cost systems.