SAAE de Indaiatuba recebe do estado prêmio de R$ 4,3 milhões por reduzir perda de água

Fonte: Publicação da Prefeitura de Indaiatuba/SP 03/06/2016 por Marco Matos - DCS/Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) receberá R$ 4.345.932,26 do Governo do Estado, através do Programa Reágua (Programa Estadual de Apoio à Recuperação de Águas), como prêmio por ter superado as metas do Plano de Implantação e Metas (PIM) para redução de perdas. O valor foi repassado como concessão de estímulo financeiro.

Foto: Giuliano Miranda – DCS/SAAE
Foto: Giuliano Miranda – DCS/SAAE

No início do programa o índice de perdas era de 370 litros por ligações dia (l/lig/dia), a meta estimada foi de 276 l/lig/dia e a atingida foi 268 l/lig/dia ou seja quase 30% de redução, isso representa um volume recuperado de 2.997.089 m³ de água.

Essa redução foi possível graças a medidas como a implantação do Centro de Controle de Operações (CCO), um sistema integrado de monitoramento, com telemetria de nível e vazão (24h on-line) e controle, simulação e tomada de decisão dos processos de abastecimento de água; instalação de pontos de macromedição (vazão e pressão) com transmissão de dados por telemetria via radiofrequência ao CCO, além de pontos nas saídas das ETA’s e nas entradas dos Distritos de Medição Controlada (DMC); divisão da rede de distribuição em setores, instalação de Válvulas Redutoras de Pressão (VRP’s); substituição de redes antigas; pesquisa de vazamentos não visíveis e substituição dos hidrômetros com mais de cinco anos de uso.

O valor do recurso é proveniente de acordos entre o Banco Mundial e o Governo de São Paulo e são repassados aos municípios a custo zero (fundo perdido), mediante comprovação dos resultados propostos. Esse valor será utilizado para dar continuidade as ações de combate às perdas, promovidas pelo Saae em nosso município.

Programa Reágua

O Programa REÁGUA é promovido pela Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, seu objetivo é contribuir para ampliação da disponibilidade hídrica nas bacias de Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos – (UGHIs) com maior escassez hídrica no estado de São Paulo.

Nele está previsto ações como incentivar projetos e obras de engenharia, destinados a implantação, ampliação e melhorias do sistema de coleta e tratamento de esgotos, ao uso racional da água, à redução de perdas ou reuso da água, assim como outras ações complementares no campo do saneamento ambiental que possam contribuir para a ampliação da disponibilidade da água para abastecimento urbano.

O sistema de telemetria do SAAE utiliza o rádio modem RM2060 da Alfacomp como elemento básico de comunicação entre as estações e o CCO

Rádio Modem RM2060O transceptor RM2060 consiste em uma solução de alto desempenho e baixo custo para comunicação wireless utilizando tecnologia Spread Spectrum na faixa dos 900 MHz podendo substituir milhares de metros de cabos de comunicação em ambientes industriais ruidosos. Utilizando comprovada tecnologia FHSS, que dispensa licença de operação junto a Anatel, o transceptor RM2060 estabelece comunicação entre computadores, clps e instrumentos diversos que possuem porta serial em padrão RS232 ou RS485 com taxas de 1200 a 115.200 bps. Para aumentar a segurança e integridade das comunicações, os transceptores RM2060 permitem a encriptação dos dados.
Ideal para telemetria.


alfacompbrasil
alfacompbrasil

No mercado desde 1992, a Alfacomp fabrica produtos e equipamentos de telemetria que viabilizam sistemas SCADA de Telesupervisão e Telecomando. Nossos rádios modem e unidades remotas de telemetria auxiliam empresas de saneamento e energia na melhoria da rastreabilidade, controle de qualidade, eficiência energética e controle de perdas. Aliados a clps de mercado e operando em protocolos abertos, nossos produtos compõem soluções de alto desempenho e baixo custo. Since 1992, Alfacomp designs and manufactures telemetry devices and solutions for SCADA systems. Our data radios and RTUs help water, oil and energy companies to improve their programs of quality control, traceability, energy efficiency and loss control. Connected to plcs and communicating through open protocols, our solutions compose high performance low cost systems.

Leave a Reply