Entre visitantes da Feira e congressistas do Encontro/Congresso, o evento recebe em torno de 17.000 pessoas em cada edição anual. Seu público é formado por executivos, técnicos, empresários, estudantes, gestores e pesquisadores de órgãos públicos e privados, acadêmicos e demais interessados no avanço da aplicação dos conhecimentos em saneamento ambiental, resultando numa das visitações mais qualificadas das realizações do setor.
A FENASAN tem como objetivos principais o fomento e a difusão da tecnologia empregada no setor de saneamento ambiental, bem como a troca de informações, a demonstração de produtos e o desenvolvimento tecnológico de sistemas empregados no tratamento e abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais, análises laboratoriais, adução e abastecimento e sistemas de coleta, e disposição final e manejo de resíduos sólidos, reunindo os principais fabricantes e fornecedores de materiais e serviços para o setor de saneamento e de segmentos correlatos.
Controle a água e o esgoto de sua cidade
O que e a TELEMETRIA DE ÁGUA E ESGOTO?
Trata-se da automação, monitoração e controle, em tempo real, de reservatórios e elevatórias de água e esgoto, ETAs e ETEs via rádio.
Por que implantar?
Em um município sem sistema de telemetria, é a população que avisa a companhia de água e esgoto quando ocorre uma falha no abastecimento.
O sistema de telemetria é necessário para:
- Garantir o abastecimento da população;
- Monitorar em tempo real o funcionamento de estações elevatórias, reservatórios, medidores de vazão e demais dispositivos elétricos e hidráulicos do sistema;
- Armazenar e apresentar dados históricos sobre a qualidade do abastecimento;
- Alarmar vazamentos, falhas de operação, falhas de equipamentos, intrusões, valores anormais de níveis, pressões e vazões;
- Prevenir e minimizar perdas;
- Enfim, garantir a qualidade dos serviços prestados.
Por que Alfacomp?
Somos a única empresa brasileira fabricante de rádios modem, fornecendo sistemas de telemetria de água e esgoto com tecnologia aberta, protocolos de comunicação de uso comum e não proprietário, utilizando CLPs de mercado e software supervisório de mercado.
Vantagem de nossa solução:
- Possuímos o melhor custo-benefício;
- Tecnologia aberta que permite ampliar o sistema utilizando qualquer marca de CLP que comunique por MODBUS;
- Software supervisório em Elipse E3 com amplo calendário de treinamentos;
- Rádios modem fabricados no Brasil com suporte e manutenção nacionais;
- 18 anos de experiência em automação do saneamento.
Quais empresas de saneamento operam com equipamentos Alfacomp?
Como funciona o CCO (Centro de Controle e Operação)?
Dotado de computadores e monitores, o CCO permite que a equipe de operação supervisione e controle o funcionamento de todo o sistema de abatecimento de água do município. Do centro de operações é possível comandar de forma automática e manual o funcionamento de elevatórias, reservatórios, boosters, válvulas, comportas, macro medidores de vazão e qualquer outro dispositivo eletromecânico. Toda a comunicação se dá via rádio.
Como funciona a automação das estações?
Painéis de telemetria, constituídos de quadros elétricos dotados de CLP, rádio modem, fonte de alimentação com bateria e interfaces analógicas e digitais são instalados nos reservatórios, elevatórias de de água e esgoto, pontos de macro medição, válvulas atuadoras e VRPs, ETAs e ETEs.
Rádios modem livres de licença de utilização junto a Anatel estabelecem a comunicação entre o CCO e as estações.
CLPs fabricados no Brasil, programados em LADDER e comunicando em protocolo MODBUS RTU, controlam a monitoram a estação.
Como especificar um sistema de telemetria de água e esgoto?
O primeiro passo é o levantamento de campo, quando são coletadas as informações sobre os pontos de interesse, a saber: reservatórios, elevatórias de água e esgoto, boosters, pontos e macro medição, VRPs, ETAs, ETEs, e qualquer outra instalação que se deseje monitorar e controlar. O resultado deste levantamento é uma lista de informações contendo:
- Descrição da instalação com a lista de instrumentos, parâmetros hidráulicos e elétricos, volumes, pressões, níveis, potências, etc;
- Foto das instalações com estimativas de altura das edificações e reservatórios;
- Coordenadas geográficas de cada ponto, preferencialmente em graus, minutos e segundos.
Com base nas informações enviadas, nossa equipe cria um anteprojeto descrevendo em detalhes a tecnologia que será fornecida para automatizar, monitorar e controlar as instalações de saneamento do município. O cliente recebe então um manual de anteprojeto e uma planilha orçamentária contendo os valores de investimento para cada ponto de automação.
O manual de anteprojeto do sistema de telemetria de água e esgoto do município tem o formato do documento a seguir, que pode ser obtido clicando na imagem abaixo.
Solicite um estudo de viabilidade para implantar um sistema de telemetria de água e esgoto em seu município.
(51)3029.7161 – http://www.alfacomp.ind.br
Leia também
-
Seminário do ASSEMAE SP debaterá tecnologias para o saneamento November 19, 2018
-
-
Atualização tecnológica da telemetria no SAAE de Sorocaba April 30, 2018
-
Telemetria de água e esgoto - 10 motivos para implantar em sua cidade February 18, 2018
-
Soluções de telemetria para o saneamento December 15, 2017
-
Workshop Alfacomp - CLPs Haiwell October 28, 2017
-
Telemetria da água no SAEMAS de Sertãozinho - SP September 26, 2017