Como funciona a insensibilização eletrônica de suínos

A utilização da alta frequência com controle da potência aplicada, em lugar de utilizar tensão senoidal a 60 Hz, demonstrou diminuição das ocorrências de hematomas, salpicamentos e quebras de ossos, levando a uma melhora na qualidade da carne.

O Insensibilizador de suínos é um equipamento eletrônico que gera tensões e correntes em alta frequência e onda quadrada, utilizado para efetuar a insensibilização de suínos no momento do abate. O Insensibilizador retifica a tensão de alimentação (220VCA) gerando uma tensão DC de 311 volts. Esta tensão é utilizada por um circuito de chaveamento em ponte que alimenta um transformador isolador com uma onda quadrada de 311 volts pico a pico e com frequência e largura de pulsos ajustáveis. A saída do transformador constitui a tensão de insensibilização.

KIT para insensibilizador eletrônico de suínos

O módulo de controle 2022 e o módulo de potência 9801 fabricados pela Alfacomp constituem desde 1998 a solução mais consagrada para a insensibilização de suínos no Brasil. Desde sua introdução no mercado foram responsáveis pela melhoria da qualidade no abate de suínos e pelo aumento na produtividade dos frigoríficos do país.

Insensibilizador de suínos

Módulo de controle 2022

Este módulo gera os sinais de chaveamento para o módulo de potência. Além disso, monitora a corrente fornecida pelo módulo de potência, diminuindo a largura dos pulsos de chaveamento, de maneira a limitar a energia fornecida.

Módulo de controle 2022

AJUSTES DO MÓDULO
Ajuste de frequência Permite ajustar a frequência do sinal de saída dentro da faixa de 500 a 1000 Hz.
Ajuste de tensão Permite ajustar a largura dos pulsos da onda quadrada de 0 a 100% de largura. 0% corresponde a uma tensão RMS igual a zero e 100% corresponde a uma tensão RMS de aproximadamente 280 V na saída do módulo de potência.
Ajuste de corrente Permite ajustar entre 0,5 A e 6 A corrente de saída do módulo de potência, na qual começa a ser limitada a largura dos pulsos da onda quadrada entregue pelo módulo. Ex.: Digamos que o trimpot de ajuste de corrente esteja no meio. Isto corresponde a aproximadamente 3 A. Para cargas até 3 A, a largura dos pulsos da onda quadrada que sai do módulo de potência será aquela ajustada pelo potenciômetro de ajuste de tensão. Para cargas acima de 3 A, a largura do pulso é diminuída bastante, ocasionando a proteção por limitação de potência entregue. Ou seja, a amplitude da onda continua sendo de 311 Vpp, mas a largura cai, diminuindo a tensão RMS e consequentemente a potência entregue.

Módulo de potência 9801

Este módulo consiste em um inversor em ponte utilizando transistores FET. O módulo incorpora ainda os capacitores de filtragem da tensão retificada pela ponte retificadora SKB25/4. Este módulo transforma a tensão DC de 331 V em uma tensão alternada de formato quadrado e frequência e largura de pulsos comandados pelo módulo 2022.

Módulo de potência 9801

Esquemático básico do insensibilizador

A figura a seguir apresenta a um esquemático básico para a montagem de um insensibilizador de suínos utilizando os módulos 2022 e 9801.

Esquemático insensibilizador 1

Especificação do transformador recomendado

  • Potência: 2500 VA
  • Primário: 311 VCA
  • Secundário: 450 VCA
  • Frequência: 300 HZ

Cuidados na montagem do Kit

Ligações elétricas

Na montagem ou substituição de módulos, observar rigorosamente as orientações do esquemático. Qualquer ligação errada pode levar a destruição dos módulos.

Ventilação

O módulo de potência precisa operar sob ventilação forçada. Se for observado que o ventilador não está funcionando, este deve ser reparado.

Manuseio

O equipamento opera com tensões letais. O manuseio dos módulos somente pode ser feito por pessoal treinado. O módulo de potência pode conter tensão de até 311 V armazenada nos capacitores da placa.

Instalação e operação

Ligações elétricas

O quadro do Insensibilizador deve ser ligado conforme o esquema, com alimentação de 220VCA, NEUTRO e TERRA.

Ajustes iniciais

Inicialmente, devem ser adotados os seguintes ajustes:

  • Tensão: 50 %
  • Frequência: 0,7 kHz
  • Corrente: trimpot ajustado na posição central

Após a operação inicial, podem-se ajustar estes parâmetros para obter melhoras na insensibilização e na qualidade da carne.

Resistência a curto circuito na forquilha

O equipamento foi projetado para resistir a curto circuito momentâneo.  Curto circuito de muitos segundos ou repetitivos podem levar a queima dos módulos.

Versões montadas de insensibilizador

A Alfacomp fornece o insensibilizador montado em painel elétrico pronto para a instalação. Consulte nosso comercial sobre as versões disponíveis.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s