
Insensibilizador eletrônico de suínos
O Insensibilizador Eletrônico de Suínos IE2002 de 3 eletrodos produz uma insensibilização ideal quando corretamente aplicado. Os animais praticamente não se movimentam após a insensibilização, facilitando a operação de sangria e colocação da maneia. O rompimento de vasos sanguíneos periféricos fica extremamente reduzido.
- Tensão ajustável
- Frequência ajustável
- Limite de corrente ajustável
- Padrão de mercado
- Especificações técnicas do IE2002
Dados técnicos do Insensibilizador Eletrônico de Suínos IE2002.
Funcionamento
O Insensibilizador de suínos é um equipamento eletrônico que gera tensões e correntes em alta frequência e onda quadrada, utilizado para efetuar a insensibilização de suínos no momento do abate.
A utilização da alta frequência com controle da potência aplicada, em lugar de utilizar tensão senoidal a 60 Hz, demonstrou diminuição das ocorrências de hematomas, salpicamentos e quebras de ossos, levando a uma melhora na qualidade da carne.
O Insensibilizador retifica a tensão de alimentação (220 VCA) gerando uma tensão DC de 311 volts. Esta tensão é utilizada por um circuito de chaveamento em ponte que alimenta um transformador isolador com uma onda quadrada de 311 volts pico a pico e com frequência e largura de pulsos ajustáveis. A saída do transformador constitui a tensão de insensibilização.

Composição do painel do IE2002
O insensibilizador IE2002 utiliza os módulos Alfacomp 2022 e 9801, consagrados pelo mercado como a eletrônica mais utilizada na insensibilização de suínos. Um CLP com IHM controlam o sequenciamento do funcionamento do equipamento.
Módulo de controle 2022
Este módulo gera os sinais de chaveamento para o módulo de potência. Além disso, monitora a corrente fornecida pelo módulo de potência, diminuindo a largura dos pulsos de chaveamento, de maneira a limitar a energia fornecida.
Ajuste de frequência |
|
Ajuste de tensão |
|
Ajuste de corrente |
|
Módulo de potência 9801
Este módulo consiste em um inversor em ponte utilizando transistores FET. O módulo incorpora ainda os capacitores de filtragem da tensão retificada pela ponte retificadora SKB25/4. Este módulo transforma a tensão DC de 331 V em uma tensão alternada de formato quadrado e frequência e largura de pulsos comandados pelo módulo 2022.
Abate humanitário de suínos
Normas técnicas
Leia também
-
SIMAE de Joaçaba - 20 anos de telemetria do saneamento November 11, 2020
-
Veja como comunicar por RS232 e RS485 em até 80 km via rádio modem October 26, 2020
-
Saiba como medir grandezas elétricas em redes trifásicas September 25, 2020
-
Insensibilização eletrônica de aves e suínos September 16, 2020
-
Curso de automação com CLP Haiwell September 14, 2020