O data logger DL2016 da Alfacomp é um dispositivo capaz de coletar, armazenar, controlar, rastrear, enviar e receber dados via rede GSM/GPRS.

Através das IOs que o equipamento possui, ele possibilita o controle e monitoramento de grandezas elétricas e ou físicas como, por exemplo, tensão, corrente, temperatura, velocidade do vento, nível de água, quantidade de chuva e também o controle de cargas de potência através dos três relés de saída.

A tecnologia GPRS permite acesso seguro e direto às informações através do uso de tablets, smarphones e computadores. Adicionalmente, não existem gargalos de comunicação nas centrais de monitoração e servidores de dados de sistemas complexos de monitoração. Um roteador HDSPA utilizado na estação central pode fornecer velocidades de comunicação de até 10 Mbits/s quando são utilizados links fixos para o provedor dos serviços de telefonia.

Aplicações

Entre as muitas áreas de aplicação estão a telemetria de água e esgoto, agricultura, controle ambiental, industrias de óleo e gás, leitura remota de consumo de energia, gás e água, e monitoração de utilidades.

GPRS DL2016

O benefício básico dos sistemas wireless em GSM e GPRS reside na monitoração e controle com baixos custos e rapidez de implantação, distância virtualmente ilimitada entre remotas e centros de monitoração, independência de relevo e obstruções da visada, antenas de pequeno porte, e ainda a possibilidade de alarmes diretos para telefones celulares das pessoas responsáveis pelos serviços de monitoração.

A comunicação por exceção (quando a remota toma a iniciativa enviar dados dentro de circunstâncias pré-definidas) permite o recebimento rápido e simultâneo de informações das estações de campo, mesmo no caso de instalações contendo centenas de pontos de monitoração. Entre os benefícios da telemetria via GPRS estão:

  • supervisão on-line sem a necessidade de estabelecer conexões;
  • possibilidade de interação com qualquer remota a qualquer momento e em qualquer distância;
  • envio imediato de alarmes e informações sobre eventos importantes;
  • capacidade de monitoração e controle via dispositivos móveis;
  • acesso via internet de dados de estações remotas;
  • alarme de ameaças e prevenção de falhas antes que as mesmas aconteçam;
  • diagnósticos remotos;
  • controle de acesso e segurança.

Estas IOs também podem ser lidas ou controladas através de comandos SMS.

Vantagens do GPRS sobre o GSM

O GPRS utiliza a mesma es

trutura de comunicação que o GSM. Foi desenvolvido para a transmissão de dados tais como MMS (envio de textos e imagens), navegação na internet e M2M (machine-to-machine, comunicação entre máquinas). Entre as vantagens do GPRS sobre o GSM estão os menores custos de operação baseados em pacotes de dados mensais. A comunicação via GPRS acontece via internet com a utilização de protocolos padrão TCP/IP.

Datalogger DL2016

Possui interface para conexão de cartões do tipo SDCard, permitindo assim o armazenamento em massa das grandezas medidas em arquivos de texto, facilitando assim a sua coleta e visualização em computadores comuns. Também é possível fazer com que outros equipamentos comuniquem via internet através das interfaces RS232 e RS485.

Conexão de antena e portas seriais
Conexão de entradas e saídas analógicas e digitais

Alimentação por bateria

Na falta de energia, o data logger é capaz de se manter em funcionamento por várias horas através de uma bateria conectada externamente. A carga da bateria é completamente gerenciada pelo próprio software interno do equipamento, evitando-se assim a preocupação em colocar baterias e gerenciadores de cargas extras.

Especificações Técnicas

Tensão de Alimentação 8 a 30 VCC
Carregador de bateria Para baterias de 7,2V/1500mAh
Interfaces Seriais RS232 e RS485
Protocolos Smart M2M, MQTT e MODBUS
Velocidade serial 110 a 256000 bps
Entradas Digitais 06 entradas digitais
Saídas Digitais 03 saídas digitais a relê
Entradas Analógicas 07 entradas analógicas de 12 bits
GPS Antena ativa externa
GPRS Entrada para dois SIM CARDs (SIM 1, SIM 2)
Consumo de energia 260mA Max
Temperatura de operação 0° a +60°C
Dimensões (montado em trilho DIN horizontal) 110 x 95 x 40mm

Software Smart M2M Control

Os ajustes de parâmetros do DL2016 são realizados através do software Smart M2M Control. Através deste software é possível configurar e monitorar completamente o funcionamento do seu datal ogger. Faça o download no site www.alfacomp.ind.br , na página do produto ou secção de downloads.

Licença de uso

O Smart M2M Control possui o uso controlado através de licença de uso. Esta licença pode ser verificada na aba “Sobre” do software. Para ativar o software é preciso enviar a Chave gerada (após instalação) para alfacomp@alfacomp.ind.br ou entrar em contato através dos telefones disponíveis em nosso site. Você receberá a Chave gravada. Insira em seu respectivo campo e clique em Registrar. Após este procedimento o seu Smart M2M Control estará pronto para ser utilizado.

Driver USB

Antes de conectar seu data logger ao PC, é preciso instalar o driver de comunicação. Realize o download do driver no site www.alfacomp.ind.br , localize as propriedades de hardware do seu sistema e instale o driver.

Estabelecendo comunicação

Para estabelecer conexão entre PC e data logger, vá até a aba “Comunicação” do software Smart M2M Control, selecione a porta COM atribuída ao data logger pelo sistema, e clique em Conectar. Se o seu data logger está na rede TCP, utilize os campos host e Porta para se conectar remotamente.

Configuração

IMPORTANTE: PARA CADA CONFIGURAÇÃO REALIZADA, CLIQUE NO BOTÃO “CONFIGURAR” PARA VALIDÁ-LA.

Configuração de entradas e saídas (IOs)

RTC

Nesta função você poderá sincronizar o relógio de tempo real do seu data logger com o relógio do computador.

Ajuste do relógio de tempo real

Seriais

Interface para configurar as portas seriais do DL2016. Por padrão, a comunicação serial é 9600bps, 8 bits de dados, 1 stop bit e sem paridade.

Configuração das portas seriais

Sockets

Estão disponíveis quatro sockets de comunicação no DL2016. Socket Serial, IO (protocolo proprietário), MQTT e MODBUS. Os quatro sockets podem estar habitados simultaneamente.

Cada socket pode ser configurado de forma independente. Os parâmetros a serem configurados são os mesmos para todos os sockets, exceto o MODBUS que possui campo para o endereço RTU.

  • Estado de funcionamento: habilita ou não a comunicação do socket;
  • Modo de conexão: como servidor, aguarda conexões. Como cliente, força conexão com endereço de destino (remoto);
  • Gerência de conexão: Esta configuração está em desenvolvimento;
  • IP Remoto: endereço IP do servidor remoto
  • Porta Remota: porta de comunicação, complementar ao endereço IP;
  • URL: endereço URL do servidor remoto (caso não utilize IP fixo);
  • Log no SD-Card: personalização do logger. Esta configuração está em desenvolvimento. Por hora, todos os sockets geram arquivo de log.
  • Mensagem de identificação: mensagem personalizada que será enviada a cada conexão;
  • KeepAlive: mensagem personalizada com envio periódico;

APENAS MODBUS:

  • Endereço MODBUS: atribui endereço MODBUS ao data logger.
Configuração dos sockets

 

GSM/GPRS

Configuração de login para conexão GSM/GPRS, APN, usuário e senha são definidas pela operadora celular.

Configuração do GPRS/GSM

Leia também


alfacompbrasil
alfacompbrasil

No mercado desde 1992, a Alfacomp fabrica produtos e equipamentos de telemetria que viabilizam sistemas SCADA de Telesupervisão e Telecomando. Nossos rádios modem e unidades remotas de telemetria auxiliam empresas de saneamento e energia na melhoria da rastreabilidade, controle de qualidade, eficiência energética e controle de perdas. Aliados a clps de mercado e operando em protocolos abertos, nossos produtos compõem soluções de alto desempenho e baixo custo. Since 1992, Alfacomp designs and manufactures telemetry devices and solutions for SCADA systems. Our data radios and RTUs help water, oil and energy companies to improve their programs of quality control, traceability, energy efficiency and loss control. Connected to plcs and communicating through open protocols, our solutions compose high performance low cost systems.

Deixar uma resposta