Quando iniciei minha jornada na automação industrial há 25 anos, alguns modelos de CLP ainda utilizavam memórias EPROM. Ou seja, era necessário escrever o programa, compilar, gravar a EPROM, inserir a EPROM no soquete e testar a alteração. Eu costumava ter meia dúzia de EPROMs no apagador para ir alterando o programa, gravando e testando.

De lá para cá muita coisa mudou e o CLP passou a ser um produto de prateleira, uma “commodity”. Qualidade não é mais uma opção, todos têm ou estão fora do mercado. Nesses 25 anos desenvolvendo sistemas de controle e automação, grandes marcas se consagraram e novas marcas estão surgindo, é necessário critério para escolher.

Hoje quem manda é o mercado, o consumidor, e ele está cada dia mais criterioso. Reuni neste artigo alguns aspectos que considero importantes de serem considerados na hora de escolher o CLP para o próximo projeto, e quem sabe para os próximos anos.

10 fatores determinantes na escolha do CLP

  1. Suporte técnico
  2. Custo-benefício
  3. Custo da ferramenta de programação
  4. Desempenho do processador
  5. Relógio de tempo real
  6. Capacidade de simulação do programa sem necessidade de conectar ao CLP
  7. Portas de comunicação
  8. Protocolos de comunicação
  9. Capacidade de programação remota
  10. Facilidade de manutenção

Como a Alfacomp e a Haiwell abordam os 10 fatores

CLP - 10 fatores decisivos na escollha

1 – Suporte técnico

Pense no CLP que você está utilizando hoje, certamente é um produto de qualidade. A pergunta é: quando surge uma dúvida, você tem para quem ligar? Quando você liga, o suporte técnico ajuda você a pensar e solucionar o problema?

Pensando nisso, a Alfacomp disponibiliza os seguintes canais de comunicação:

  • suporte@alfacomp.ind.br

  • (51)3029.7161

  • (51)99380.2956

Documentação:

Manual de hardware e software contendo a descrição técnica completa da linha de CLPs da Haiwell.

 

 

Treinamento on-line:

Curso on-line de programação e utilização do CLP Haiwell

  • O curso de automação industrial utilizando o CLP Haiwell não tem custo. São aulas semanais divulgadas em nosso website. Para acompanhar, basta baixar os arquivos em PDF disponibilizados na página do curso  http://www.alfacomp.ind.br/programacao-haiwell-prod-81.html
  • Esperamos estar colaborando para o crescimento pessoal dos interessados. Em caso de dúvida, não deixe de nos contatar.

 

2 – Custo-benefício

A linha de CLPs Haiwell é composta de 4 famílias de CPUs e uma extensa gama de módulos de expansão, cobrindo desde aplicações de simples inter-travamentos até a composição de redes de CPUs de alto desempenho em sistemas distribuídos de controle. Veja esta oferta:

Kit de treinamento

  • CLP T16S0P-e com 8 entradas digitais, 8 saídas digitais, RS232, RS485 e Ethernet. Alimentação 24 VCC;
  • Fonte de alimentação S-25-24 com saída em 24 VCC e 25 W;
  • Cabo de programação;
  • Pen drive contendo todos os manuais e software de programação.
  • Preço promocional: R$ 975,00
  • Saiba mais: comercial@alfacomp.ind.br

 

Os CLPs Haiwell possuem o melhor custo-benefício do mercado.

3 – Custo da ferramenta de programação

A ferramenta HaiwellHappy é gratuita e sempre será, este é um compromisso da Haiwell e da Alfacomp.

 

4 – Desempenho do processador

CLP com processador ARMOs CLPs Haiwell são dotados de processadores ARM de última geração. ARM é um acrônimo de Advanced RISC Machine, ou seja Máquina Avançada RISC, sendo RISC uma arquitetura baseada em um conjunto de instruções reduzidas e de alta velocidade de processamento. Os processadores ARM são relativamente recentes na história da tecnologia digital e são utilizados, entre outras aplicações, nos Smartphones e Tablets de última geração.

Porque os CLPs Haiwell foram desenvolvidos recentemente, utilizam processadores de última geração, resultando em equipamentos de alto desempenho e baixo consumo. Um exemplo desse desempenho é a capacidade de ler até 8 Encoders e controlar até 8 motores de passo com velocidades de I/O de 200 mil pulsos por segundo.

Por serem CLPs de alto desempenho, os CLPs Haiwell são ideais para tarefas de movimentação e posicionamento de precisão, como por exemplo no controle CNC.

5 – Relógio de tempo real

CLP com real time clock

Todos os CLPs Haiwell são dotados de relógio de tempo real. Isto significa que existe dentro de cada CLP um circuito eletrônico alimentado por bateria de lítio e baseado na precisão de uma base de tempo com a precisão garantida por um oscilador a cristal. Dessa forma, mesmo que falte energia, o CLP estará contando o tempos em Horas, Minutos, Segundos, Dias, Meses e Anos, capacidade necessária em muitos processos de automação.

6 – Capacidade de simulação do programa sem necessidade de conectar ao CLP

Simulação de funcionamento de CLP off-line

Imagine poder aprender a programar um CLP antes mesmo de ter adquirido o primeiro exemplar. Pois bem, isso é possível com o CLP Haiwell pois a ferramenta de programação HaiwellHappy permite simular 100% do funcionamento do programa sem precisar conectar o CLP ao PC. Assista a aula 7 do curso de programação e conheça esta funcionalidade.

7 – Portas de comunicação

Consideramos fundamental que o CLP possua portas de comunicação em quantidade suficiente e por um custo baixo. Igualmente importante é que o CLP possa utilizar os protocolos MODBUS e TCP/IP por serem os mais difundidos do mercado.

Portas de comunicação do CLP HaiwelOs CLPs Haiwell são dotados de três portas de comunicação independentes básicas:

  • RS232 – protocolo MODBUS mestre e escravo
  • RS485 – protocolo MODBUS mestre e escravo
  • Ethernet (opcional) – Diversos protocolos, incluindo MODBUS TCP

Além das portas básicas, é possível adicionar até 3 portas RS232 ou RS485 independentes utilizando módulos de expansão.

8 – Protocolos de comunicação

Comunicar utilizando os protocolos comuns de mercado, utilizando protocolos de alto desempenho e utilizando procolos configuráveis são características nem sempre encontradas nos CLPs de mercado. Veja as opções de comunicação disponíveis no Haiwell:

  • MODBUS (RTU e ASCII)
  • MODBUS TCP
  • Protocolo de alto desempenho “Haiwell High Speed Protocol”
  • Protocolo configurável “Free Communication Protocol”

9 – Capacidade de programação remota

Uma facilidade de alguns CLPs dotados de porta Ethernet é a capacidade de programação remota. Este recurso se mostra como vantagem competitiva importante pois permite alterações de sistemas de automação remotos, minimizando custos com deslocamento. Outra vantagem da programação remota é a facilidade de construir e comissionar sistemas distribuídos de controle em plantas industriais de grande porte. A Haiwell permite a construção de redes de controle distribuído de alto desempenho e baixo custo.

10 – Facilidade de manutenção

O último fator de decisão na hora de escolher o CLP, mas não menos importante, é a facilidade de manutenção em campo. A substituição rápida de módulos somente é possível se os conectores forem do tipo extraível (de engate rápido), nem todos os CLPs possuem essa facilidade.

Conector extraível do CLP Haiwell
Kit de treinamento – Conector extraível instalado
Conector removível do CLP Haiwell
Kit de treinamento – Barra de conexões destacada

OBS: Dois parafusos liberam cada barra de conexão dos CLPs Haiwell.

Considerações finais

O CLP deve ser avaliado sempre pelo conjunto de fatores que determinam sua escolha. Seja criteriosos pois você vai investir o seu tempo no aprendizado e treinamento necessário para utilizá-lo. Faça valer a pena esta escolha pois ela vai impactar não apenas o próximo projeto mas, provavelmente, os projetos dos próximos anos.

Por: Eduardo Grachten - Engenheiro Eletricista

Veja também

 


alfacompbrasil
alfacompbrasil

No mercado desde 1992, a Alfacomp fabrica produtos e equipamentos de telemetria que viabilizam sistemas SCADA de Telesupervisão e Telecomando. Nossos rádios modem e unidades remotas de telemetria auxiliam empresas de saneamento e energia na melhoria da rastreabilidade, controle de qualidade, eficiência energética e controle de perdas. Aliados a clps de mercado e operando em protocolos abertos, nossos produtos compõem soluções de alto desempenho e baixo custo. Since 1992, Alfacomp designs and manufactures telemetry devices and solutions for SCADA systems. Our data radios and RTUs help water, oil and energy companies to improve their programs of quality control, traceability, energy efficiency and loss control. Connected to plcs and communicating through open protocols, our solutions compose high performance low cost systems.

    12 replies to "10 fatores determinantes na escolha do CLP"

    • Alexandre da Silva de Souza

      Os cursos são também para iniciante ,tenho pouco experiência em CLP

      • alfacompbrasil

        Sim Alexandre, mesmo quem tem pouca experiência poderá aprender se se dedicar.

        • Meus elogios a Alfacomp por atender a grande variedade de usuários .

        • alfacompbrasil

          Agradecemos seu comentário Adão.
          São feedbacks como o seu que nos incentivam a continuar compartilhando nossos conteúdos.
          Abraços,
          Eduardo Grachten

    • Custódio Santos

      Estamos no processo de instalação e arranque de um centro de formação profissional aqui em Luanda/Angola, onde faz parte de nosso programa de formação o curso em Automação com CLP´s.

      Temos uma vasta experiência profissional no ramo. Contudo, nos últimos anos, nosso maior foco tem sido a formação profissional mas o objectivo principal nos leva ao desenvolvimento de projectos industriais, comerciais e domésticos, bem como soluções municipais utilizando CLP’s.

      FAQ

      1- Como adquirir V/ kit´s de formação (pagamentos, transporte e entrega) e suporte necessário?

      2- Qual a representação mais próxima de nós para podermos iniciar um contacto mais detalhado?

      3- Existe um escritório dedicado para a região África Austral?

      C. Santos (MSc Sistemas Embebidos e de Controlo), Universidade de Leicester, UK.

      • alfacompbrasil

        Bom dia Custódio,
        Peço a gentileza de informar seu e-mail enviando uma mensagem para comercial@alfacomp.ind.br.
        Será ótimo poder atendê-lo.
        Abraço,
        Eduardo Grachten

    • eduardo sales santos

      Gostaria base saber se os quais dos CLP é possível movimento motor de passo?

      • alfacompbrasil

        Olá Eduardo!
        A série T permite até 2 step motors.
        A série H permite até 4 step motors.
        A série N permite até 8 step motors.
        No guia rápido irás encontrar um guia que te ajudará a selecionar o modelo adequado.
        http://materiais.alfacomp.ind.br/clp_haiwell_guia_rapido
        Precisas de drivers externos entre o CLP e o step motor.
        Se persistirem dúvida ligue (51)3029.7161 ou comercial@alfacomp.ind.br.
        Abraço,

    • Christino

      Prezados tenho interesse no kit mostrado neste artigo. Sou professor da área de automação (CLP) no IFSP, gostaria de saber o valor deste , se vocês fazem desconto para professores e como obter este kit. Abraço a todos.

      • alfacompbrasil

        Olá,
        O kit está com o um valor promocional especial.
        Solicite pelo comercial@alfacomp.ind.br com a Júlia.
        Abraço,
        Eduardo

    • José Carlos Agostinho

      EM primeiro lugar parabenizar a empresa , fazem uma semana que eu a conheci e interessei pela informações ,
      e tenho certeza que vai me ajudar muito muito na minha nova
      caminhada, Existe no mercado grandes empresa com informações com os mesmo produtos cada um com as suas condições mas didaticamente ainda eu não vi, foi que comecei que sera mais fácil continuar a minha nova caminhada que é automação , é só juntar o passado que é de metalúrgico na área de ferramentaria com com presente assim terei um futuro mais claro . A minha era especifica na ferramentaria ,eu a aposentei trabalhei mais um pouco e resolvi voltar ao Senai aos 58 anos de idade vários cursos ,torno ,fresa ,traçagem de caldeiraria ferramenteiro de molde plastico, aperador de injetora ,preparador de injetora, NR 10, NR 12 e empilhadeira.
      UM dos meu neto fazia o SESI e mecatrônica no Senai hoje ele trabalha numa empresa de automação na programação de ROBÔS AOS 19 ANOS DE IDADE.
      AI Faltando um ano para ele terminar prestei aprova e conseguir também a vaga para fazer o curso mecatrônica , terminado a prava estava o professor fazendo a propaganda da Faculdade prestei a prova e consegui a vaga as o curso mecatrônica era de graça a Faculdade eu poderia pagar 6 meses de depois formar ai eu trabalhei o meu psicológico quando terminar o de 2 anos ficara 1 do 3 anos assim ao ao 64 anos 2018 estava formado em TÉCNICO em MECATRÔNICA E FACULDADE DE E CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO MECÂNICA pelo SENAI de TAUBATÉ e com este caminho ainda tenho muito que apender por esta razão que continuo a caminhada.
      Existe no mercado hoje maquinas carisma mercado como CNN nem todos terão aceso , ai que grande desafio é fazer as maquinas convencionais se entenderei( a falar) melhor do que eu vocês sabem disso pela quantidade alternativa de produto existente no mercado .
      RESUMO
      Eu assim que eu terminei os cursos comecei a fazer o meu projeto que um divisor que que pudesse fazer varias operações ,já esta praticamente pronto ,por esta razão que eu interessei.

      pela EMPRESA pela maneira que é tratado o assunto que hoje não não so comprar é dar anos informação para que a gente caminhe com com máxima informação possível para que podemos diminuir nosso custo.

      OBSERVAÇÃO
      1- ao invés de comprar CPL porque ó mais caro pela necessidade do meu projeto vou negociar kit no momento .
      2- O meu computador é de 60 bytes e programa 32 bytes tem como mudar programa sim ou não
      3 – o restante já entendi

      • alfacompbrasil

        Bom dia José,
        Parabéns pela decisão de seguir estudando e aprendendo, somos eternos estudantes.
        A Júlia poderá de informar preços e o Moisés te dará o suporte de que precisares.
        Seguem contatos: comercial@alfacomp.ind.br suporte@alfacomp.ind.br Whats (51)99380.2959.
        Abs,
        Eduardo Grachten

Leave a Reply