A Alfacomp é uma empresa atuante no mercado de automação industrial com larga experiência na indústria fumageira. Com soluções inovadoras, a empresa atende as indústrias processadoras de tabaco assim como o processo primário de fábricas de cigarro. Nossos serviços e produtos incluem a automação de secadores, prensas, transportadores por esteira e sistemas de medição de umidade por microondas. O trabalho da Alfacomp está presente em diversos clientes em países como Brasil, Paraguai, Sudão, Malawi e Dubai.

Automação do processo primário na fabricação de cigarros

As ilustrações a seguir apresentam partes da automação do processo primário de uma fábrica de cigarros.

Condicionamento de lâminas

Após aberta a caixa de tabaco, o produto é fatiado pelo slicer e conduzido ao cilindro condicionador.

Slicer

O sistema de automação controla a velocidade dos ventiladores e a abertura das válvulas de vapor e água.

Cilindro condicionador

O objetivo é manter a temperatura e a umidade do produto constantes na saída do cilindro. Um detetor de presença de tabaco na entrada do cilindro garante o início e o fim de operação sem sobressaltos na qualidade das variáveis sob controle.

Balança mestra controladora de fluxo e aplicação de Casing

É instalada após o cilindro condicionador de lâmina. Esta balança mantém constante o fluxo do tabaco e dá referência para a bomba aplicadora de casing.

Balança mestra e aplicação de Casing

O casing é aplicado logo após o condicionamento. A vazão é controlada modulando a velocidade da bomba conforme o fluxo de tabaco medido pela balança dinâmica instalada antes do cilindro de aplicação. A temperatura do casing é controlada por algoritmo PID.

Sistema de enchimento de silos de lâmina e talo

Este equipamento é dotado de sensores de nível e um de dispositivo de desvio de fluxo de tabaco para que encha um silo ou outro conforme o nível dos mesmos. Os transportadores dos silos são controlados por inversores de freqüência. A automação é feita  por CLP.

Silos de lâminas e talos
Silos de lâminas e talos

Balança controladora de fluxo para secadores de lâmina ou talo

Este sistema de controle é instalado na entrada dos secadores  tendo como objetivo manter uniforme o fluxo diminuindo as oscilações de processo para, dessa forma, obter uma secagem uniforme nos processos de talo e lâmina.

Balança controladora de fluxo para secador de lâmina

Após a trituração das lâminas, o produto deve ser seco. O índice de umidade e a temperatura são medidos na saída do cilindro, válvulas de vapor e velocidade de motor são ajustados para manter constantes os parâmetros sob controle.

Balança dosadora mestra/escrava

Balanças dosadoras mestra/escrava

O produto resultante do processamento do talo é adicionado à lâmina já seca. A proporção de dosagem do talo na lâmina é controlada pela balança mestra/escrava. Ou seja, a velocidade da balança escrava é ajustada para a dosagem desejada, conforme o fluxo de lâmina medido pela balança mestra.

Cilindro de aplicação de Flavor e resfriamento

Cilindro de aplicação de Flavor e resfriamento

O flavor é aplicado logo após a balança mestra. A vazão é controlada modulando a velocidade da bomba conforme o fluxo de tabaco medido pela balança dinâmica instalada antes do cilindro de aplicação. A temperatura do flavor é controlada por algoritmo PID.

Solicite informações adicionais ou uma cotação

Leia também