A Alfacomp é uma empresa atuante no mercado de automação industrial com larga experiência na indústria fumageira. Com soluções inovadoras, a empresa atende as indústrias processadoras de tabaco assim como o processo primário de fábricas de cigarro. Nossos serviços e produtos incluem a automação de secadores, prensas, transportadores por esteira e sistemas de medição de umidade por microondas. O trabalho da Alfacomp está presente em diversos clientes em países como Brasil, Paraguai, Sudão, Malawi e Dubai.
Automação do processo primário na fabricação de cigarros
As ilustrações a seguir apresentam partes da automação do processo primário de uma fábrica de cigarros.
Condicionamento de lâminas
Após aberta a caixa de tabaco, o produto é fatiado pelo slicer e conduzido ao cilindro condicionador.

O sistema de automação controla a velocidade dos ventiladores e a abertura das válvulas de vapor e água.

O objetivo é manter a temperatura e a umidade do produto constantes na saída do cilindro. Um detetor de presença de tabaco na entrada do cilindro garante o início e o fim de operação sem sobressaltos na qualidade das variáveis sob controle.
Balança mestra controladora de fluxo e aplicação de Casing
É instalada após o cilindro condicionador de lâmina. Esta balança mantém constante o fluxo do tabaco e dá referência para a bomba aplicadora de casing.

O casing é aplicado logo após o condicionamento. A vazão é controlada modulando a velocidade da bomba conforme o fluxo de tabaco medido pela balança dinâmica instalada antes do cilindro de aplicação. A temperatura do casing é controlada por algoritmo PID.
Sistema de enchimento de silos de lâmina e talo
Este equipamento é dotado de sensores de nível e um de dispositivo de desvio de fluxo de tabaco para que encha um silo ou outro conforme o nível dos mesmos. Os transportadores dos silos são controlados por inversores de freqüência. A automação é feita por CLP.

Balança controladora de fluxo para secadores de lâmina ou talo
Este sistema de controle é instalado na entrada dos secadores tendo como objetivo manter uniforme o fluxo diminuindo as oscilações de processo para, dessa forma, obter uma secagem uniforme nos processos de talo e lâmina.

Após a trituração das lâminas, o produto deve ser seco. O índice de umidade e a temperatura são medidos na saída do cilindro, válvulas de vapor e velocidade de motor são ajustados para manter constantes os parâmetros sob controle.
Balança dosadora mestra/escrava

O produto resultante do processamento do talo é adicionado à lâmina já seca. A proporção de dosagem do talo na lâmina é controlada pela balança mestra/escrava. Ou seja, a velocidade da balança escrava é ajustada para a dosagem desejada, conforme o fluxo de lâmina medido pela balança mestra.
Cilindro de aplicação de Flavor e resfriamento

O flavor é aplicado logo após a balança mestra. A vazão é controlada modulando a velocidade da bomba conforme o fluxo de tabaco medido pela balança dinâmica instalada antes do cilindro de aplicação. A temperatura do flavor é controlada por algoritmo PID.
Solicite informações adicionais ou uma cotação
Leia também
-
Kit Treinamento no CLP Haiwell January 11, 2020
-
Curso de automação com CLP Haiwell June 6, 2019
-
10 fatores determinantes na escolha do CLP March 6, 2019
-
-
CLP - O que é e como funciona o Controlador Lógico Programável February 11, 2019
-
Inversores de frequência vetoriais December 11, 2018