
Kit para insensibilizador de suínos
Conheça a eletrônica para a insensibilização eletrônica de suínos mais utilizada pelo mercado da carne desde 1998.
- Tensão ajustável
- Frequência ajustável
- Limite de corrente ajustável
- Padrão de mercado
Funcionamento
O Insensibilizador de suínos é um equipamento eletrônico que gera tensões e correntes em alta frequência e onda quadrada, utilizado para efetuar a insensibilização de suínos no momento do abate.
A utilização da alta frequência com controle da potência aplicada, em lugar de utilizar tensão senoidal a 60 Hz, demonstrou diminuição das ocorrências de hematomas, salpicamentos e quebras de ossos, levando a uma melhora na qualidade da carne.
O Insensibilizador retifica a tensão de alimentação (220 VCA) gerando uma tensão DC de 311 volts. Esta tensão é utilizada por um circuito de chaveamento em ponte que alimenta um transformador isolador com uma onda quadrada de 311 volts pico a pico e com frequência e largura de pulsos ajustáveis. A saída do transformador constitui a tensão de insensibilização.
Módulo de controle 2022
Este módulo gera os sinais de chaveamento para o módulo de potência. Além disso, monitora a corrente fornecida pelo módulo de potência, diminuindo a largura dos pulsos de chaveamento, de maneira a limitar a energia fornecida.
Ajuste de frequência |
|
Ajuste de tensão |
|
Ajuste de corrente |
|
Módulo de potência 9801
Este módulo consiste em um inversor em ponte utilizando transistores FET. O módulo incorpora ainda os capacitores de filtragem da tensão retificada pela ponte retificadora SKB25/4. Este módulo transforma a tensão DC de 331 V em uma tensão alternada de formato quadrado e frequência e largura de pulsos comandados pelo módulo 2022.
Esquemático básico do insensibilizador
A figura a seguir apresenta um esquemático básico para a montagem de um insensibilizador de suínos utilizando os módulos 2022 e 9801.
Especificação do transformador recomendado
- Potência: 2500 VA
- Primário: 311 VCA
- Secundário: 450 VCA
- Frequência: 300 HZ
Cuidados na montagem do Kit
Ligações elétricas
Na montagem ou substituição de módulos, observar rigorosamente as orientações do esquemático. Qualquer ligação errada pode levar a destruição dos módulos.
Ventilação
O módulo de potência precisa operar sob ventilação forçada. Se for observado que o ventilador não está funcionando, este deve ser reparado.
Manuseio
O equipamento opera com tensões letais. O manuseio dos módulos somente pode ser feito por pessoal treinado. O módulo de potência pode conter tensão de até 311 V armazenada nos capacitores da placa.
Instalação e operação
Ligações elétricas
O quadro do Insensibilizador deve ser ligado conforme o esquema, com alimentação de 220VCA, NEUTRO e TERRA.
Ajustes iniciais
Inicialmente, devem ser adotados os seguintes ajustes:
- Tensão: 50 %
- Frequência: 0,7 kHz
- Corrente: trimpot ajustado na posição central
Após a operação inicial, podem-se ajustar estes parâmetros para obter melhoras na insensibilização e na qualidade da carne.
Resistência a curto circuito na forquilha
O equipamento foi projetado para resistir a curto circuito momentâneo. Curto circuito de muitos segundos ou repetitivos podem levar a queima dos módulos.
Versões montadas de insensibilizador
A Alfacomp fornece o insensibilizador montado em painel elétrico pronto para a instalação. Consulte nosso comercial sobre as versões disponíveis.
Abate humanitário de suínos
Normas técnicas
Solicite informações adicionais ou uma cotação
Leia também
-
10 fatores determinantes na escolha do CLP March 6, 2019
-
Insensibilizador eletrônico de suínos IE2002 August 2, 2018
-
Curso de automação com CLP Haiwell - Aula 8 February 17, 2018
-
Conheça os CLPs Haiwell July 4, 2017